Educação sexual
Educação sexual é o ensino sobre a anatomia e psicologia da reprodução humana e demais aspectos do comportamento que se relacionam ao sexo.
Abordagem Pedagógica
Possui as seguintes características:
· Volta-se mais diretamente para o processo ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados com asexualidade;
· Valoriza o aspecto informativo desse processo, podendo também dar ênfase ao aspecto formativo, onde se propicie a discussão de valores, atitudes e preconceitos; pode ainda considerar a importância da discussão de dúvidas, sentimentos e emoções;
· Direcciona mais acentuadamente a reformulação de valores, atitudes e preconceitos, bem como todo o ‘processo de libertação’, para o nível individual
Abordagem Religiosa Tradicional
Possui as seguintes características:
· liga a vivência da sexualidade ao amor de Deus e à submissão às normas religiosas oficiais
· tem como metas básicas a preservação dos valores morais cristãos e o desenvolvimento da vida espiritual
· vincula sexo ao amor pelo parceiro, ao casamento e à procriação
· encara o casamento e a virgindade/castidade como os dois únicos modos de viver a aliança com Deus
· valoriza a informação de conteúdos específicos da sexualidade (encarando-a, porém, como uma meta secundária)
A preocupação da Abordagem Religiosa é a formação cristã dos indivíduos, sendo que os católicos seguem as orientações oficiais da Igreja e osprotestantes (cada denominação a seu modo), a interpretação literal da Bíblia.
Abordagem Política
Possui as seguintes características:
· orienta para o resgate do género, do erótico e do prazer na vida das pessoas;
· ajuda a compreender (ou alerta para a importância de se compreender) como as normas sexuais foram construídas socialmente;
· considera importante o fornecimento das informações e auto-repressão;
· propicia questionamentos filosóficos e ideológicos (ou mostra a importância desses questionamentos);